TOP 20 Filmes de Sofrimento

Posted: domingo, 27 de setembro de 2009 by Marcelo Augusto in
16




Durante essa semana, pensei em fazer um TOP 20. Eu, particularmente, adoro fazer esses Top's, mas que eles dão trabalho, não se pode negar! Não gosto de fazer TOPs sem um pequeno conhecimento no tema. Dessa vez, optei por um tema muito vasto nos cinemas, e que por isso, podem haver inúmeras divergências! Os Suffering's movies são filmes que narram, independente da ótica, alguma história sobre pessoas que estão lidando com o sofrimento da doença, podendo estar, a beira da morte.

Eu gosto muito desses filmes, porque dão uma linhagem de identidade com o trama muito fiel, ou seja, são filmes que se tornam mais acessíveis ás nossas emoções. Algumas pessoas, detestam ver esses gêneros, mas eu acho muito proveitoso, porque vemos o que é ser doente, de fato.


 

Pensando nisso, resolvi criar o TOP 20 : Suffering's Movies. Essa expressão, fui eu que criei, e será muito bem vindo a notificação se a concordância com o inglês está errada!
Sem mais lero-lero, vamos ao TOP.



20 - O Amor pode dar certo




Doença: Câncer

Sinopse: Quando Henry Griffin (Dermot Mulroney) descobre que está com câncer terminal, ele decide viver sua vida ao máximo. Ao assistir uma aula de psicologia na Universidade de Nova York ele conhece Sarah Phoenix (Amanda Peet), com quem logo se envolve. Porém Phoenix também está morrendo, o que faz com que ambos percebam que o relacionamento que possuem é a última chance que têm para descobrir o amor.


19 - Rain Man


Doença: Autismo
Sinopse: Conta a história de Charlie Babbitt, um jovem que viaja a um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer, já que para Charlie ele deixara apenas rosas premiadas e um carro. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond, um irmão mais velho autista de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charles se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão. Os dois então viajam pelo país, conhecendo-se e aprendendo a conviver, e passando por inúmeras dificuldades.

18 - Outono em Nova York


Doença: Tumor
Sinopse: Will Keane (Richard Gere) é um playboy cinquentão que tem como promessa nunca ter um compromisso sério com uma mulher. Quando ele conhece Charlotte Fielding (Winona Ryder), uma jovem que tem a metade da sua idade, imagina que terá com ela outro rápido e fácil romance. Mas nada no relacionamento de ambos é fácil ou rápido. Apesar da diferença de idade, eles terminam se apaixonando perdidamente e fazendo com que Will resolva abandonar sua decisão de nunca assumir um compromisso amoroso. Mas Charlotte tem um sério motivo para recusar a proposta de ter uma relação com Will que dure para sempre: ela está morrendo.

17 - Lado a Lado


Doença: Câncer
Sinopse: Jackie e Luke Harrison são um casal divorciado que luta para manter seus filhos Anna e Ben, de respectivamente 12 e 7 anos, felizes com a repentina mudança de vida. Luke está namorando e vivendo com uma fotógrafa bem-sucedida, Isabel Kelly, que faz todo o possível para Anna e Ben ficarem felizes, mas as crianças, especialmente Anna, são rudes e sombrias com ela. No entanto, quando as coisas não podiam mais piorar, Jackie é diagnosticada com câncer e informada que pode provavelmente morrer por causa da doença. Essas notícias chocantes provocam mágoas e arrependimentos, e ensinam a todos lições sobre amor, família e força.

16 - O paciente inglês


Doença: Queimaduras
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma enfermeira cuida de um homem vitimado por terríveis queimaduras. Em seu leito de morte, ele relembra seu passado e um tórrido romance que teve com uma mulher casada. Dirigido por Anthony Minghella (O talentoso Ripley) e com Ralph Fiennes, Kristin Scott Thomas, Juliette Binoche e Willem Dafoe no elenco. Vencedor de 9 Oscars.

15 - Uma Mente Brilhante


Doença: Esquizofrenia
Sinopse: O diretor Ron Howard (O Preço de um Resgate) leva às telas a história de John Nash, homem considerado esquizofrênico pelos médicos mas que chegou a ganhar um Prêmio Nobel graças à sua genialidade. Com Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly e Christopher Plummer. Vencedor de 4 Oscars.

14 - Pela vida de meu filho


Doença: Epilepsia
Sinopse: Lori Reimuller (Meryl Streep) tem uma vida muito feliz ao lado de seu marido e seus três filhos: Mark, Lanne e Robbie. Entretanto, sua vida é dramaticamente mudada quando seu filho mais novo é diagnosticado com uma doença muito grave: epilepsia. As crises em Robbie são cada vez mais severas e Lori acredita que ele jamais poderá desfrutar de uma vida normal. A vida da família quase desmorona com a doença e os problemas financeiros decorrentes. Os tratamentos são muito caros e a resposta de Robbie a eles é muito negativa, tendo muitas crises, sentindo-se cansado, com muito medo e uma assustadora movimentação. Preocupada se Robbie sobreviveria a mais convulsões, Lori decide buscar, por si só, qualquer forma de tratamento que faça seu filho voltar a ser saudável.

13 - Tempo de Despertar


Doença: Catatonismo
Sinopse: Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. 7 - Meu Pé Esquerdo

12 - Melhor é impossível


Doença: Transtorno Obsessivo
Sinopse: Um escritor sarcástico e mal-humorado que não mede esforços para humilhar todos que cruzam seu caminho vê sua vida se transformar quando passa a conviver com seu vizinho gay e uma simpática garçonete. Dirigido por James L. Brooks (Laços de ternura) e com Jack Nicholson, Helen Hunt, Greg Kinnear e Cuba Gooding Jr. no elenco. Vencedor de 2 Oscars.

11 - Antes de Partir


Doença: Câncer
Sinopse: Edward Cole (Jack Nicholson) e Carter Chambers (Morgan Freeman) são dois homens com câncer em estágio terminal, que fogem do hospital e põem os pés na estrada com uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer.

10 - Hilary e Jackie








Doença: EscleroseSinopse:Narra a tocante história da violoncelista internacional Jacqueline Du Pré, uma das maiores intérpretes de música clássica de todos os tempos, que teve sua vida, abreviada aos 42 anos por uma esclerose múltipla, enfatizando a sua simbiótica relação com a irmã Hilary, uma flautista apenas razoável.

9 - Um golpe do destino


Doença: Câncer de Garganta
Sinopse: Jack McKee (William Hurt) é um médico completo: bem sucedido, rico e sem problemas na vida. Até receber o diagnóstico de que está com câncer de garganta. Agora ele passa ver a medicina, os hospitais e os médicos sob a perspectiva do paciente.

8 - O menino da bolha de plástico




Doença: Baixa Imunidade
Sinopse: A adolescência já não é facil para um jovem comum, imagine para Tod Lubitch que nasceu com uma deficiência rara no sistema imunológico e foi "condenado" a passar o resto de sua vida dentro de uma bolha de plástico onde poderia ter um sistema esterilizado e viveria a salvo de bactérias e vírus que para pessoas normais não representam risco, mas para ele, poderia levá-lo à morte. Um filme emocionante que marcou época, baseado em uma história real e que traz a interpretação brilhante do então novato John Travolta e um elenco de apoio que inclui a ganhadora do Emmy por este filme, Diana Hyland e dirigido com sensibilidade e emoção por Randal Kleiser.

7 - Filadélfia




Doença: AIDS
Sinopse: Promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS. Ele contrata os serviços de um advogado negro (Denzel Washington), para processar a firma de advocacia por discriminação. O advogado contratado é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos, mas aos poucos surge uma improvável, mas crescente amizade, e juntos eles superam com coragem o preconceito e a corrupção de seus poderosos adversários.
6 - Escafandro e a Borboleta




Doença: Paralisia
Sinopse: O editor da revista Elle tem um derrame cerebral, que faz com que o único movimento que tenha em seu corpo seja o do olho esquerdo. Dirigido por Julian Schnabel (Antes do Anoitecer) e com Max von Sydow no elenco. Recebeu 4 indicações ao Oscar.

5 - Dançando no Escuro




Doença: Cegueira
Sinopse: Conta a história de uma jovem operária que se vê em dificuldades devido à sua frágil saúde e precisa juntar dinheiro para pagar a operação de seu filho. Recebeu indicação ao oscar.
4 - Meu Pé esquerdo




Doença: Paralisia Cerebral
Sinopse: Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.:
3 - Óleo de Lorenzo



Doença: Adrenoleucodistrofia
Sinopse: Em 1984, um médico diagnostifica em um garoto uma doença rara , dando-lhe no máximo mais 2 anos de vida. Inconformados com esta situação, seus pais passam então a pesquisar sobre a doença, a fim de encontrar algo que possa ajudar o filho. Dirigido por George Miller (Mad Max) e com Nick Nolte, Susan Sarandon e Peter Ustinov no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar.
2 - O Homem Elefante




Doença: Deformidade
Sinopse:John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um "esquisito", mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.

1 - O milagre de Anne Sullivan



Doença: Cegueira, Surdez e Mudez
Sinopse: A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
Trailer: Clica no link.


Então é isso, espero que as dicas tenham valido a pena! Gostaria de frisar que o vencedor, O Milagre de Anne Sullivan é um filme extremamente tocante e envolvente e é extremamente recomendado.

Agora vamos ao resultado da segunda etapa!

Segunda Etapa
De quais filmes, essas falas são?
Resultado

1 Slot quer chocolate! [ 6 pontos ] - The Goonies

2 Está tentando me levar a imprudência ? [ 13 pontos ] - Vanity Fair

3 Talvez um urso pardo com insônia. [ 15 pontos ] - Quem é vivo sempre aparece

4 Eu não podia ter sabido pelas placas de identificação [ 10 pontos ] - Camisa de Força
5 Minha esposa e eu estamos vindo de uma premiação. [ 7 pontos ] - Crash - No Limite
- Tire as mãos dele!
6 Serão bilhoes de litros de água fervente no leito do oceano [ 8 pontos ] - Armageddon

7 You make me wanna be a better man [ 8 pontos ] - Melhor Impossível

8 He ran to my knife ten times [ 7 pontos ] - Chicago

9 As aulas entorpecerão sua mente. Elas destroem o potencial para a autentica criatividade [ 11 pontos ] - Uma Mente Brilhante

10 Se tomar a pílula azul a história acaba, e você acordará na sua cama
acreditando no que quiser acreditar. Se toma
r a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho. [ 8 pontos ] - Matrix


Ranking

Luís Adriano - 151
Dewonny - 144
Alexandre Landucci - 140
Isabela Leila - 108
Cristiano Contreiras - 104
Rodrigo Mendes - 104
João Donato - 77
Cleiton Silva - 69
Edu Lima - 31

Lembrando: Estamos em rumo a terceira etapa da primeira fase! Ainda tem tempo de qualquer um participar! Amanhã, postarei as novas 10 frases, que estão um pouco mais difíceis!Aliás, estou dando um dia extra para o Desafio das Crianças. Até agora, ninguém
o acertou por completo, então mãos ás obras!

Abraços!


16 comentários:

  1. Unknown says:

    Nunca vi a maioria desses filme,varias doenças das que apareceram no Top eu não conhecia,e também nem conhecia esse genero de filme.Vou pesquisar mais sobre isso e alugar algum desses filmes.

    http://ownedando.blogspot.com/

  1. Polly... says:

    Eu gosto de filmes assim , faz a gente refletir a nossa vida... E qdo eu vejo, sempre choro, fato!kkk

    visite tbm:

    http://atitudescertasdeumagarotaimperfeita.blogspot.com/

    bjs!

  1. Alexandre says:

    Marcelo.

    1- Frases mais dificeis rsrs ???

    2- Grande lista, mudaria alguma coisa aqui ou alí, mas no geral é uma excelente seleção. Meus favoritos são: Oleo de Lorenzo, Meu Pé Esquerdo, Homem Elefante, Escafandro ... e Filadélfia.

    Abraços !

  1. Luís says:

    Caramba. Sabe quantos filmes dessa lista eu já vi? CINCO!
    Mas vou me esforçar para ver todos os outros, porque acredito que valham a pena.

    Sobre as frases, não acredito que é Armageddon! Eu pensei nesse, mas, pela frase, acabei colocando Impacto Profundo.
    Realmente não acredito que estou à frente, mas que garoto de sorte.
    Frases mais difíceis? Está brincand, né?

  1. Bruno says:

    Seguindo a linha do comentário do Luis, dos 20 eu assiti 10!

    O grande detaque é com certeza pro Jack Nicholson que é extremamente brilhante nos dois filmes citados!

    E o melhor de todos esses é o Filadélfia! O Único filme que mostra o lado bom do Advogado (mesmo eu nõ concordando com isso!) É com certeza o melhor!

    ;)

  1. Destes só não vi Um golpe do destino e Epilepsia! O restante, a maioria, tenho aqui em dvd! O Milagre de Anne Sullivan é um dos meus favoritos de todos os tempos! Adoro a atuação de Patty Duke!!!

    aaaah, estou bem chateado, andei sem tempo esses dias e acabei me passando, não te mandei o email - sendo que sabia todas as respostas! aff.

    bom, abraço e aparece!

  1. Esse tema, emociona mesmo! Muitos filmes não conhecia e me interessou:
    Pela vida de meu filho!!!
    ABRAÇO
    http://momentocine.blogspot.com/

  1. Assisti todos colega,

    adoro O HOMEM ELEFANTE, do Lynch, por exemplo. MELHOR É IMPOSSÍVEL é o melhor da lista, rs.

    E DANÇANDO NO ESCURO um brinde!

    Ótimo TOP, eu sei que dá trabalho.

    Abraço.

    obs.: dê uma verificada no template, está sobrecarregando seu blog. Ele abre com algusn riscos e textos sobre imagem.

  1. Dewonny says:

    Sempre acho complicado assistir esses filmes, principalmente os q envolvam doenças terminais!
    Dessa lista só ñ vi 6:
    -Amor pode dar certo
    -Pela vida de meu filho
    -Hilary e Jackie
    -Um golpe do destino
    -O menino da bolha de plástico
    -O milagre de Anne Sullivan

    E vê se alivia nas próximas frases, essas últimas já tavam bem dificeis..rs..

    Abs! Diego!

  1. Olá , que pena que tu não gostou de O Leitor . Considero um dos melhores filmes que já vi ! Pode me linkar aqui sim ! Inclusive já tô até seguindo aqui !

    Abraços .

  1. Anônimo says:

    Vi uma porção desses. São meio aparentados dos de cadeia, onde um condenado à morte - inocente ou não - vê seu tempo acabando enquanto alguém consola ou tenta livrar a cara do desinfeliz. Tem dois q me recordo agora, um com a Susan Sarandon e o Sean Penn, e outro com o Clint Eastwood.

  1. Anônimo says:

    Vi seis da lista.
    Amei seu blog!
    Espero poder voltar aqui mais vezes...

  1. Anônimo says:

    Olá, acho que o correto seria Suffering movies.

    Abraço

  1. Anônimo says:

    Olá, acho que o filme Dying Young deveria estar incluso nessa lista.
    Abraço

  1. Betto says:

    Entre filmes sobre doenças (e não sofrimento), eu gostaria de indicar: "Fifty first dates" (Como se fosse a primeira vez)- é uma comédia (Adam Sandler/Drew Barrymore/Dir. Peter Segal) que trata, com bom humor, sobre um problema de memória curta. Comédia ao mesmo tempo leve e profunda, com cenário (Havaí), música (Izzi/The Beach Boys), elenco de apoio e até coadjuvantes animais muito bons! Também "Extraordinary Measures" (Harrison Ford e Brendan Fraser) sobre a doença de Pompe, a pesquisa médica e a (ética da) indústria farmacêutica. Baseado em fatos reais.
    Outros: "Extreme Measures" (Gene Hackman/Hugh Grant), "Intocáveis" (francês) e a "A teoria de Tudo" (Hawking).
    Da lista inicial, considero todos muito bons - em especial - O Homem-elefante, Meu Pé Esquerdo, Melhor Impossível, O Óleo de Lorenzo e Tempo de despertar.