Abismo do Medo

Posted: quinta-feira, 5 de novembro de 2009 by Marcelo Augusto in Marcadores: , ,
14




Leia Mais

Abismo do Medo surpreende: o filme traz uma atmosfera densa, bastante ambientalizada e provoca uma sensação de aflição e agonia especialmente intensa.  O filme é bastante dosado, criando um cenário de terror, suspense e ação.

Seis amigas resolvem se aventurar em uma caverna na Europa a procura de diversão. Chegando lá, as coisas não saem conforme o planejado e um pequeno desmoronamento as confina, aparentemente, dentro da grande gruta. No entanto, essa é o menor de todas as preocupações. Com o tempo, as amigas descobrem que o lugar nunca houvera sido antes explorado e que certas criaturas agressivas, realmente agressivas, moram por lá, e não gostam, aparentemente, de visitas.

O terror do filme é extremamente sensorial:a sensação de confinamento e caustrofobia é presente em toda a película e o ambiente fora criado de forma a transmitir da melhor forma possível a sensação de medo e desespero.





A trama é uniforme, não cansa e se procede de forma contínua e gradual. Aos poucos somos introduzidos ao grupo de seis amigas, percebemos o introsamento entre elas e criamos, inclusive, uma certa empatia pelas personagens. Em seguida, conhecemos a caverna e, sequencialmente, vamos percebendo os diversos tons que a caverna apresenta.

A parte técnica responsável pela fotografia e cenário do filme fazem um belo trabalho: conseguimos decifrar a gruta, percebemos a profundidade de seus túneis e de cara, descobrimos que a caverna é enigmática demais, e que isso, acarretará em algum acidente com as aventureiras. A fotografia do filme  lança mão de vários recursos de luz, criando um ambiente fechado e ao mesmo tempo, vísivel aos telespectadores.

A trama é envolvente e ao mesmo tempo lógica e analítica. As seis amigas logo se descobrem presa ao lugar devido á um pequeno desmoronamento que surge de forma inesperada. As coisas começam a ficar feias quando elas descobrem que não, aquela caverna não era turística, e que não, ninguém viria socorrê-las.





O elenco é profissional e condiz com a seriedade que o filme apresenta. Shauna Macdonald, a personagem central da trama, configura ao filme uma atuação severa e bastante interpretativa, intensificando a sensação intensa de confinamento. Claro, o filme não contém um elenco forte e surpreendente, mas não faz feio e torna a trama aquilo que ela se propõe a ser.

No meio da trama, algo revelador acontece: elas não estão sozinhas na caverna. Dentro dela, há criaturas cegas e carnívoras, sedentas por carne. Apesar disso soar bastante chichezento, o filme leva a sério essa situação e consegue estabelecer uma sensação de perigo digna e bem feita. As criaturas foram criadas profissionalmente e não chegamos a duvidar momento algum da coerência do filme.

Uma das cenas do filme  que melhor mostra a sensação criada de caustrofobia é o momento em que elas estão passando um túnel estreito e uma das amigas fica presa. Nesse momento, tudo conspira para compartilharmos a mesma sensação de confinamento que a personagem passa. Essa impressão chega a ser tátil, contribuindo ainda mais para a qualidade do filme.





Abismo do Medo incomoda e mostra que o terror realmente é um dos gêneros mais expressivos do cinema. Neil Marshall, diretor do filme, produziu uma obra rigorosamente competente, tornando uma história não muito interessante, em uma história extremamente bem estruturada e chamativa.

Tudo parece fluir nesse filme: o elenco, a trama, os clímax, a ambientalização e todo o resto. Talvez o filme tenha errado em misturar algumas alucinações com a realidade, mas nada que afete consideravelmente a obra como um todo.

Um grande recurso que a direção do filme usa é a ocorrência de sons com várias tonalidades. A forma profissional com quem foi usada configura um ritmo frenético dos acontecimento e, inclusive, brinca com o telespectador, de forma criativa e imprevisível.





Resumidamente, Abismo do Medo é uma obra bem criada, que se aproveita de artificios ótimos e sagazes. A trama é bem pontuada, as sequencias são bem pensadas e o roteiro é coeso e caprichado. O terror transborda na obra como um todo e a parte técnica do filme se prova como uma das melhores. O filme é indicado porque é comprovadamente sintético, direto, assustador e criativo.

Abismo do Medo tem quase todos os elementos primordiais do terror para ser considerado como um ótimo filme e merecedor de ser visto. Confira!

Abraços.



14 comentários:

  1. Gab Irala says:

    Eu tenho esse dvd e tenho que dizer que não achei um filme muito bom.
    Tanto é que não consegui assistir até o fim :/
    Beijo

  1. Ainda não vi, mas gostei muito da resenha! Vou conferir, em outro momento. Abraço!

  1. Gosto de filme que consegue dosar, ação, terror e suspense. E a sinopse que vc deixou aqui é motivadora. Vou ver.
    Abraço... ah e excelente blog.

  1. Bruno says:

    EU ainda não consegui ver esse filme!
    Vi passando na Warner ou Universal outro dia, mas já tava na metade =/

  1. Luís says:

    Assisti a esse filme não uma, mas duas vezes. Na primeira vez, achei-o muito enfadonho, chato mesmo! Não encontrei nada legal no filme.
    Depois, eu o vi de novo e achei-o divertido.
    Você descreveu bem o que o filme mostra: um clima tenso, de desespero e agonia, com direito a boas cenas, como aquela na qual uma delas fica presa num túnel estreito. Interessante também o quanto elas são amigas: se umas se arricam pelas outras, as outras simplesmente ignorem e - às vezes - até matam para se ver livrs.
    Estava com saudades já de comentar sobre um filme que já tinha visto.

    Parabéns, Marcelo. E aquele clube virtual de filme?!
    =)

  1. Oi Marcelo!

    Obrigada pela visitinha e pelas palavras carinhosas.
    Realmente eu to muito feliz e a partir de agora terei oportunidade de ver bons filmes em casa, sem precisar ir sempre a locadora alugar.

    Eu ja olhei com calma o HBO e assisti a alguns filmes que adorei, como "o orfanato" e "Persópolis", inclusive posteriormente vou escrever sobre ele. Muito bom mesmo.

    Outro que tb to curtindo, pois adoro filmes antigos é o TCM. Excelente! Consegui no último final de semana que foi feriado, ver algumas películas que ja havia visto há muitos anos. Uma alegria só.

    Quanto ao filme "Abismo do Medo" eu ainda não tive a oportunidade de ver. Pela história e pela forma como vc narrou me parece ser muito bom. Confesso que não gosto de filmes de terror onde há um vilão ou um monstro que simplesmente, pegam pessoas e vão matando a torto e a direita sem nenhum nexo.
    Gosto sim de filmes deste tipo que tratem de "questões psicológicas" bem amarradas e este aqui parece trabalhar isso. Uma ótima dica.

    Li seus dois últimos textos e achei muito legal a sua idéia de fazer um balancete mensal sobre os filmes vistos e comentados. Se vc não se importar vou utilizar sua idéia de uma outra forma.

    Quanto ao filme "Albergue espanhol", assisti, mas confesso que não gostei da história. Quando o aluguei, a sinopse me chamou a atenção. Porém, depois de visto me decepcionei. Esperava mais. A trama não foi bem desenvolvida e em alguns momentos fica chata. Poderia ter rendido mais.

    Ufa, falei pra caramba...rs
    Vou ficando por aqui.

    Um beijinho carinhoso.

  1. Hugo says:

    Assisti este longa há pouco e estou para postar uma resenha no blog tb.
    Gostei, a sensação de claustrofobia é enorme e as situações bem assustadores.

    Abraço

  1. É mesmo Marcelo, é um filme surpreendente? Sua resenha me despertou. Eu nem tinha ânimo para ver este filme e oportunidade eu tive de vê-lo no cinema.

    vale a pena da uma espiadinha sábado à noite...abs!

  1. Alexandre says:

    Abismo do Medo é um bom filme, cheio de sensação de claustrofobia e boas idéias. Longe de ser um clássico do gênero, mas agrada.

  1. Airton says:

    opaa
    eu axei o trailer meio trash mas ja que tem elementos de um bom terror vamos ver no que da hehe

    http://publicandobr.blogspot.com/2009/11/arte-de-fazer-estorias.html

    volteei

  1. Que bom saber que não fui só eu quem gostou desse filme, adorei mesmo...

    Abraços...

  1. Unknown says:

    Abismo do medo é um excelente filme, prende do início ao fim, já assisti várias vezes. O elenco desconhecido não deixa a desejar, boas e convincentes interpretações.

  1. Unknown says:

    Abismo do medo é um excelente filme, prende do início ao fim, já assisti várias vezes. O elenco desconhecido não deixa a desejar, boas e convincentes interpretações.

  1. Eu acho que eu sei o que aquelas mulheres estavam procurando na caverna