Um ensaio sobre o Terror Moderno 2
Posted: terça-feira, 13 de outubro de 2009 by Marcelo Augusto inNo meu último post, foi possível ver um pequeno discurso sobre o terror moderno, no qual citei alguns novos subgêneros e sobre a super mega ultra tendência do remake times. Nesse post, darei continuação ao assunto falando sobre a maldita herança que o passado deu ao terror moderno, mostrarei alguns novos subgêneros, e por último farei um TOP 5, com os cinco melhores filmes de terror do novo milênio; na arte de evolução cinematográfica, provando que mesmo com uma série de tortuosos caminhos tomados, o terror soube demonstrar alguns momentos de crescimento e amadurecimento.
PS: Desculpa pela demora! Estive aproveitando o feriado, e por conta disso, deixei o blog um pouco no atraso, mas já estou de volta para atualizar.Quanto ao novo layout, é apenas momentâneo. O último layout sobrecarregou a página e foi preciso ser retirado.Além disso, informo que nesse post revelo o resultado do ultimo desafio Cinemótica. Bom, vamos ao assunto do dia.
Em primeiro lugar, preciso retomar alguns comentários deixados pelo comentaristas aqui do blog. Agradeço muito o elogio ao post.
Este TOP não representa necessariamente minha ordem de gosto, mas representa, de certo modo, o sucesso e a originalidade de alguns filmes, que mesmo usando certos artíficios do passado, deram sua contribuição para o amadurecimento do terror.Friso também que esses seis filmes não são, de fato, os seis melhores filmes do novo milênio, mas sim, os seis filmes que melhor explicitam o crescimento do terror alinhado não só com o desenvolvimento tecnológico, mas também como desenvolvimento humano.
Apesar de ser contado de uma forma um pouco aquém do previsto, o filme esbarra num tema não explorado pelo terror antigo: a organização de homícidios pelo simples prazer e luxo. Se existe na vida real? Não sei. Mas o filme serviu como pioneiro no assunto e o tom de veracidade que possui coloca qualquer um com um frio na espinha. O primeiro filme supera o segundo, que já não transmite a sensação que o filme inicial passou.
Um filme aparentemente com nenhum fator exponencial, mas sua trama explicita a evolução do terror, atingindo um sentido humano quase não explorado pelo gênero: o tato. Um filme de terror , consegue transferir, quase raramente, a sensação tátil para suas cenas. Geralmente quem consegue esse feitio, são os filmes de ótima qualidade, como Abismo do Medo. A seriedade milimétrica explorada na trama, comprova que o terror moderno consegue evoluir com a modernidade.
Atrás de uma sinopse muito simples, um terror fenomenal. Algo veridicto adaptado ás telonas, configura á trama, uma rede de mistérios, apimentando o filme. O filme mostra que as vezes, relatar uma terror real e palpável, pode provocar sensações de puro horror no ser humano. Os Estranhos é simplesmente impecável.
Jogos Mortais é o clássico moderno do terror. Daqui quinze anos, jovens da nossa idade irão apontar Jogos Mortais como o melhor filme de suspense desse período e vão eleva-lo á um patamar, onde já se encontra Silêncio dos Inocentes, Malvada e outros.Engraçado. O maior filme de terror de nossa época explora o sentimento mais vergonhoso do ser humano: o prazer em ver o sofrimento e a dor alheia. Um filme que aborda explicitamente o modo como uma pessoa morre, e não se importa com o suspense de quem é a vítima. A vítima fica em segundo plano, oras. O que importa é a criatividade da morte. Estranho, não é? Para um mais puritano, soa profano. O filme já esta rumo a sua sétima continuação, e mesmo assim, atrai inúmeras pessoas ao cinema. Afinal,o que fazer? Cada época, com seus clássicos.
1 - Meu sobrinho, estou vendo em você, sinais de trivialidade - 30 pontos - Armadilhas do Coração
2 - Se você me desligar, eu te mato - 20 pontos - A Chamada
3 - Seu irlândes que canta o tempo todo! - 15 pontos - PS: Eu te amo
4 - Só sei que o nome dela começa com S - 20 pontos - A Lista
5 - Porque vocês estão fazendo isso conosco? - 13 pontos - Os Estranhos
Porque vocês estavam em casa.
6 - Todos nós já fomos filhos pródigos alguma vez. - 30 pontos - Cor Púrpura
7 - Garotos de seis anos não tem meninas na cabeça! - 15 pontos - Noivo Nervoso, Noiva Neurótica
Eu tinha.
8 - Eu tenho o poder de mudar drasticamente a vida dele, mas não sei se quero dar um presente que ele não merece. - 15 pontos - Sete Vidas
9 - Nós temos quase a mesma idade. Vamos nos encontrar na metade. - 10 pontos - O Curioso caso de Benjamin Button
10 - Sim, eu quero aprender a tocar violão. Sim, eu quero aprender coreano - 15 pontos - Sim, Senhor.
Luís Adriano - 211
Cristiano Contreiras - 104
Rodrigo Mendes - 104
Cleiton Silva - 69
Edu Lima - 60
Volto a dizer que não sou um grande fã de terror, mas Jogos Mortais eu adoro!
Primeiro que o roteiro do filme é fantástico! E Segundo, eu assisti os 5 filmes, e por incrivel que preça, até o 4º filme TEM HISTÓRIA!
O Orfanato eu gostei, mas não achei tudo aquilo que falam.
O Albergue é lamentável!